Saiba como simplificar processos e ganhar escalabilidade com a aplicação de RPA na logística
O setor de logística e transportes vem se transformando rapidamente e a adoção de ferramentas tecnológicas é fundamental para tornar seus processos cada vez mais ágeis. Em meio às inovações para o setor, destaca-se o uso da automação com RPA para a logística.
A tecnologia garante um ganho em qualidade e tempo das operações, permitindo potencializar a agilidade operacional, reduzir a complexidade da cadeia e aumentar a rentabilidade das receitas.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), em 2020 houve um aumento de 23,8% na ROB, que mostra o setor dos Operadores Logísticos como um dos que mais crescem no Brasil. Um cenário em que a transformação digital é necessária para ampliar as atividades do setor.
Aqui você vai saber um pouco mais sobre a aplicação do RPA na logística e como o seu uso otimiza as tarefas do dia a dia. Acompanhe!
O que é e como funciona o RPA?
O RPA (Robotic Process Automation), é uma forma de automação de processos através de robôs que soluciona de maneira ágil, segura e eficiente a realização de tarefas repetitivas e burocráticas com ferramentas para desempenhá-las de forma mais simples.
A tecnologia funciona como um complemento à mão de obra humana, oferecendo inteligência performática e fácil habilidade de integração com outros sistemas computacionais da companhia para otimizar as tarefas.
A automação com RPA é uma das formas mais recomendadas para otimizar processos, por ser simples de implementar, fácil de gerenciar, possui excelente custo-benefício e um grande potencial de escalabilidade, permitindo a melhoria do desempenho dos profissionais e o crescimento da empresa.
Depois da implantação da ferramenta, a equipe faz um treinamento e passa a trabalhar junto à automação que faz a parte mais burocrática, permitindo que os profissionais fiquem focados em questões mais estratégicas do negócio e dessa forma ajudam a otimizar a gestão.
A solução precisa passar por monitoramento constante e pode ser otimizada com ajustes pontuais, acompanhando outras tecnologias do mercado.
Como o RPA pode ser usado na logística?
O setor logístico é complexo e possui um emaranhado de atividades e responsabilidades como agilidade e previsibilidade para que a cadeia funcione de forma correta. Cada vez mais os fornecedores de logística precisam oferecer serviços melhores para ganhar novos clientes e manter suas principais contas.
Se a empresa possui sistemas desatualizados e processos manuais, os desafios aumentam, as operações regridem e a capacidade de aumentar o desempenho e a receita são dificultadas.
Esses processos manuais exigem muito tempo e podem resultar em erros e perdas de produtividade, afetando o negócio como um todo. Os problemas podem ser identificados, automatizados e resolvidos através da versatilidade e eficiência do RPA.
Os colaboradores não precisarão mais depender de atividades manuais, demoradas e suscetíveis a erros nas operações de logística, assim podem concentrar seus esforços em atividades que requerem um toque humano agilizando o atendimento e suporte ao cliente.
Formas de aplicação do RPA na área de logística
Reduzir tarefas constantes
Utilizado para automatizar processos mais burocráticos, constantes e cansativos o RPA vem para ocupar menos tempo das pessoas e minimizar erros de maneiras simples. Com isso, fortalece o fluxo e o encadeamento de atividades e ajuda a eliminar gargalos operacionais.
Alimentar outros sistemas
Os softwares de automação também podem ser usados para alimentar outros sistemas, permitindo que funcionem de maneira fluída e automática, visto que o RPA se integra facilmente com softwares distintos e viabiliza uma melhor conexão entre eles.
Controles de inventário, estoques e armazenagem
Fazer esses controles é uma tarefa importante para a gestão logística e eles podem ficar mais fáceis com o apoio da automação.
A precisão da atividade elimina erros no gerenciamento dos produtos e otimiza processos que abrangem locais físicos de armazenamento aumentando, por exemplo, a facilidade na busca de mercadorias.
Fazer controle de frota e rastreamento
O RPA também pode auxiliar no controle de frota e no rastreamento de mercadorias e de transporte; e isso é possível com o apoio e uso de outras ferramentas de tecnologia.
Outro ponto é que a ferramenta de automação trabalha como vigilante e está sempre pronta para executar determinadas ações em cenários específicos. Gerar relatórios, por exemplo, é um tipo de trabalho corriqueiro que pode ser realizado pelo RPA para aprimorar essa tarefa.
Benefícios do uso do RPA em no setor logístico
Nesse setor, é comum que os líderes de logística passem por algumas pressões de seus stakeholders para minimizar os gastos e manter os níveis de desempenho do setor. A seguir, veremos alguns benefícios que a RPA pode contribuir para essa potencialização.
Eliminar erros e retrabalho
A primeira atitude a ser tomada é eliminar erros e retrabalhos dispendiosos. Falhas podem ser comuns nas operações logísticas, e geralmente têm custos. Para evitar erros futuros, os líderes devem identificar a fonte do problema e melhorar continuamente suas operações.
A aplicação da RPA nesse caso, evita algumas interferências que poderiam existir no trabalho humano como fatores psicológicos, cansaço, estresse, entre outros. Isso implica na redução de erros na cadeia operacional e diminui a necessidade de repetir tarefas.
Agilidade
A logística funciona como uma cadeia e quanto mais ágil for um processo, mais os outros serão beneficiados. Com a redução de erros e inserção de gargalos produtivos, as equipes internas podem realizar demandas com mais rapidez, melhorar a comunicação entre diversos setores e fluxos de serviço e realizar operações de forma inteligente.
Maior controle com o uso de RPA na logística
Implantar uma solução de RPA gera um melhor controle para a gestão, já que a partir da tecnologia é possível implementar medidas de segurança e de proteção, e então, realizar um monitoramento constante para acompanhar tudo o que acontece dentro da organização.
Com isso, os processos ficam mais fáceis de gerenciar e possibilita à liderança dominar a visão da ferramenta como um todo e realizar mudanças rápidas sempre que necessário.
A partir disso é possível realizar uma melhor tomada de decisão que possibilitam maior chance de acerto, dados disponíveis e integrados.
Ter mais previsibilidade e padronizar resultados
Com uma solução de RPA, fazer o mapeamento dos processos e do fluxo produtivo é uma etapa necessária que permite saber o que pode ser automatizado ou não.
Isso gera um maior conhecimento e controle sobre as atividades, permitindo garantir uniformidade e qualidade para ajudar na definição de metas e implantação de melhorias.
Reduzir custos
Um dos benefício de implantar a RPA é reduzir custos desnecessários, principalmente se estiverem ligados a desperdícios. Ter um sistema ágil integrado, contribui para a melhor eficiência dos processos e pode ser feito um uso otimizado dos recursos para finalidades primordiais.
Mais segurança na Logística com o RPA
A agilidade dos processos, monitoramento constante da gestão e integração e melhor comunicação com os sistemas da empresa, permitem garantir mais segurança tanto para os colaboradores quanto para os dados. Dessa forma é mais fácil gerenciar a proteção e evitar riscos.
Melhorar a competitividade e rentabilidade
O Investimento em RPA na logística contribui para o aumento do Retorno sobre Investimento (ROI), possibilitando maior competitividade para a gestão e aumento da rentabilidade.
Os processos mais ágeis, a facilidade de gerenciar, prazos mais curtos e despesas menores a partir do uso da tecnologia, ajudam a destacar a companhia no mercado. O que compensa na satisfação ao consumidor e na melhoria dos resultados para o mercado.
Automação WDG para transformar o setor de logística
A WDG é uma empresa da IBM, nascida no Brasil em 2015, especializada em soluções digitais (RPA, RDA, IVA/AI). Sua plataforma WDG Automation permite automatizar qualquer tipo de aplicação e/ou processo em diversos setores, sendo o primeiro do tipo com uma estratégia diversificada para que as empresas possam adaptar e automatizar seus processos de produção.
Assim, permite automatizar regras de negócios, fluxos de trabalho (BYOW), APIs, aplicativos, Windows/ Java / ERP, Orable EBS, entre outros), aplicações web, mainframe e terminais 3270/5250/ SSH, bem como ambientes de controle remoto da área de trabalho (TeamViewer, Microsoft Remote, Desktop, VNC, entre outros) usando a visão computacional.
O RPA da WDG é uma tecnologia revolucionária que segue como uma das estratégias de automação mais interessantes por conta do baixo custo e da sua versatilidade e conta ainda com todo o padrão de qualidade e reconhecimento IBM.
Na logística, ele pode ser usado em diferentes frentes, auxiliando no controle e monitoramento, a fim de tornar os processos mais inteligente e produtivo, permitindo formas eficientes de trabalho, bons resultados e um destaque da empresa no mercado.
Agora que você já sabe como funciona o RPA na logística, saiba mais como a tecnologia da WDG pode ser uma realidade para simplificar as suas demandas. Entre em contato conosco e tenha o auxílio de um de nossos especialistas.
Veja também:
Hyperautomation. Conheça a tecnologia que acelera processos e resultados nas organizações
Como o Rpa pode aprimorar em até 80% a eficiência dos escritórios contábeis
7 Pilares essenciais para projetos de RPA bem sucedidos