Saiba como a hyperautomation vem transformando a forma das empresas gerenciarem operações e a ampliarem negócios.
O que é Hyperautomation?
Hyperautomation (Hiperautomação) é uma combinação de diversas tecnologias e conhecimentos para tornar os processos de trabalhos automatizados e voltados a um modelo totalmente ágil. É apontada como a tendência tecnológica estratégica número 1 para 2020 no “Top 10 Strategic Tecnnology Trends for 2020” da Gartner.
O RPA (Robotic Process Automation) deve estar no centro da Hyperautomation junto com outras ferramentas tecnológicas como machine learning, inteligência artificial e iBPMS (ferramentas de gerenciamento de processos de negócios inteligentes).
A partir dela é possível entender e desenvolver automações voltadas para as necessidades de cada modelo de negócio e com isso otimizar processos e gerar mais valor e resultados para a empresa.
A Hyperautomation tem seu uso centrado em pessoas, uma vez que essa tecnologia pode e deve assumir os processos de trabalho mais repetitivos e operacionais dentro das estratégias de negócios.
A tecnologia alcança diretamente todos os stakeholders como empregados, clientes, parceiros, consumidores e a sociedade de uma forma geral, permitindo automatizar quantos negócios e tarefas forem preciso.
6 passos da jornada da Hyperautomation nas organizações
A Hyperautomation integra ferramentas e métodos desde o processo inicial, passando pela análise, design, automação, teste de desempenho, monitoramento e, quando necessário, reavaliação.
Seguindo alguns passos, é possível fazer a jornada da Hyperautomation, como:
Identificar o problema antes de implementar a hyperautomation
Como primeiro passo, é preciso reconhecer e compreender o problema que o negócio possui e partir disso buscar a automação. Sem uma visão exata e profunda da necessidade de melhoria que o negócio precisa, não há uma mudança de mindset para o digital.
Nesses casos implantar uma automação pode não gerar os resultados esperados ou ela pode ficar limitada à apenas uma atividade, não sendo possível executar uma verdadeira jornada da Hyperautomation.
Criar um roadmap
Para criar um roadmap, é necessário identificar, priorizar e documentar processos levando em consideração o uso eficiente da solução RPA associado a uma arquitetura das tecnologias complementares.
Criar a automação
Após a criação do roadmap inicia a criação da automação de forma efetiva, adequando o RPA com outras soluções de inteligência artificial.
Gerenciar os processos
Depois da implantação, é preciso monitorar as automações para se ter uma visão geral da transformação, sempre empregando escalabilidade e segurança. Outro ponto importante é saber que os primeiros resultados não surgem de uma hora para outra, na realidade costumam levar meses para aparecer e por conta disso é importante uma governança dos processos.
Otimizar a força de trabalho híbrida com Hyperautomation
A automação exige uma mudança de mindset para a transformação digital dos processos, a partir dela as tarefas burocráticas e repetitivas não precisarão mais ser executadas e outras tarefas vão surgir. Com isso, é preciso desenvolver novas habilidades para as pessoas que passarão a ser os controladores da excelência dentro da empresa a partir da implantação da tecnologia.
É importante criar treinamentos de scripts e tarefas de auditoria e segurança para gerar mais interação entre robôs e usuários.
Testar e alinhar a hyperautomation
Os processos de automação devem estejam alinhados aos resultados estratégicos esperados para o negócio, para isso é preciso que sejam aplicados testes constantemente. Outro ponto a ressaltar é que essa tecnologia não funciona apenas para oferecer a transformação digital, é preciso que ela gere resultados e por isso é necessário alinhar estratégia e governança para a condução do processo.
Automação WDG para ajudar a alavancar resultados
Segundo a Gartner, 68% das organizações trabalharão com a RPA até 2023 e haverá 30% de redução em custos operacionais com tecnologias de hyperautomation até 2024.
Já atuante no cenário crescente da Hyperautomation, a plataforma WDG Automation, é uma solução completa e integrada que fornece um conjunto abrangente de recursos que podem contribuir para a transformação digital dentro das empresas.
Os diferenciais da plataforma, são:
Plataforma nativa na nuvem como serviço
Uma solução de RPA completa baseada em nuvem como serviço, permitindo que as próprias empresas criem robôs de software Assistidos e Não Assistidos e com isso ganhem mais produtividade;
Intelligent virtual agent (IVAs) – URA e Chatbots
A partir desse recurso é possível combinar os comandos chat integrados na solução RPA para criar chatbots integrados á vários canais que fornecem engajamento com o cliente.
Execuções concorrentes e Orquestração
- Permite distribuir de forma inteligente o trabalho entre vários robôs para otimizar tempo e velocidade;
- Reduz custos de infraestrutura executando vários robôs na mesma máquina;
- Ajuda a obter a jornada de Hyperautomação rapidamente;
- Digitaliza e automatiza o trabalho;
- Automatiza tarefas manuais;
- Digitaliza conteúdos;
- Elimina o papel;
- Automatiza decisões;
- Gerenciamento de fluxos de trabalho.
Cria automação inteligente
- Extrai dados estruturados de documentos não estruturados;
- Utiliza IA para compreensão de textos e conteúdos;
- Machine learning a decisões automatizadas;
- Importante fundir processos de negócios com IA.
Aumenta sua força de trabalho
- Trabalhadores digitais irão colaborar com os humanos e identificar lacunas no trabalho;
- Executa automaticamente recomendações de incidentes de TI usando robôs para reduzir o tempo entre recomendação e a ação.
É inevitável que as organizações identifiquem oprtunidades para automatizar todos os possíveis processos de negócio para poder competir em um mercado cada vez mais focado em facilitar e entender as pessoas.
A WDG é uma empresa brasileira da IBM especializada em RPA/RDA/IVA/IVA/AI que atua na automatização de qualquer tipo de aplicação e/ou processo, para qualquer setor do mercado, usando as ferramentas certas para tornar as operações e processos mais ágeis e ajudar as empresas a maximizar resultados.
Agora que você já sabe como funciona a Hyperautomation, veja como a tecnologia da WDG pode ser uma realidade para otimizar as suas operações. Entre em contato conosco e tenha o auxílio de um de nossos especialistas.
Veja também
Como o RPA pode aprimorar em até 80% a eficiência dos escritórios contábeis
7 Pilares essenciais para projetos de RPA bem sucedidos
Entenda como é importante ter um parceiro de automação para os seus projetos